Tecnologia

Chips produzidos em Santa Maria estão em avaliação final

Juliana Gelatti

"

Na última semana, a Santa Maria Design House (SMDH) deu mais um passo para começar a vender em massa os chips projetados na cidade. O microcontrolador ZR-16S08 está sendo desenvolvido há quatro anos e, nos últimos dias, teve o seu primeiro lote entregue para uma empresa cliente que fará os testes físicos do chip, o primeiro brasileiro a chegar ao mercado.

Se a Exatron - porto-alegrense que fabrica equipamentos de iluminação pública, luminárias e até chuveiros com sensores de presença e de luminosidade - aprovar o desempenho do ZR-16, a SMDH poderá contar com um cliente cuja demanda é de até um milhão de chips a cada ano.
- Outro desafio que temos pela frente é de conseguir financiamento para produzir o ZR-16 em escala. Assim, ele fica mais barato, e, tendo o produto na mão, podemos correr atrás dos clientes. Por mais que o nosso chip seja mais "inteligente" e que as empresas brasileiras tenham incentivos fiscais se contratarem fornecedores nacionais, os concorrentes estrangeiros são mais baratos - explica o coordenador da SMDH, João Baptista dos Santos Martins, que, após as eleições, deve ir a Brasília percorrer os ministérios para apresentar o microcontrolador e buscar apoio.

Na última quarta-feira, a SMDH entregou à Exatron um lote de 768 chips e um kit, que contém uma placa, onde o microcontrolador é anexado, que é ligada no computador, para que o chip seja programado com as operações que deve executar. Apesar de já provar que funciona, o ZR-16 precisa passar por testes de resistência ao clima, já que uma das múltiplas aplicações é a iluminação pública, onde ficará constantemente exposto ao sol, à chuva, à variação térmica, entre outros.
- O microcontrolador é um computador pequeninho. O que ele faz é mais ou menos o que faziam os primeiros computadores que foram fabricados, mas este mede dois milímetros por três milímetros. E já estamos trabalhando para desenvolver o ZR 16 bits, que terá mais capacidade e será ainda menor - explica o diretor técnico da SMDH, Carlos Alberto Zaffari, que cedeu, do próprio sobrenome, o "Z" do chip.

Desde que começou a ser pensado, há quatro anos, o ZR-16 está com o processo de patente em andamento. Ainda pode levar alguns anos para que a SMDH tenha o chip pioneiro patenteado, mas, depois disso, terá exclusividade na produção por cerca de 20 anos.

Defesa, espaço e entretenimento

Os 23 funcionários da SMDH, entre eles três colombianos e um francês, trabalham em outros projetos. Um deles é a versão do ZR-16 que economiza energia, o ZR16LP08 (o LP é de low power, baixa energia, em inglês). Esse chip está na fase de prototipação, ou seja, o seu projeto foi finalizado e enviado para a fábrica, que fica na Malásia, para que algumas versões de teste sejam produzidas e, em seguida, avaliadas.

O desenvolvimento desse chip está sendo financiado pelo Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), em que parte dos recursos vem do governo federal, e outra, de empresas interessadas no projeto. No caso, a empresa financiadora e que deu especificações para o projeto foi a Imply, de Santa Cruz do Sul, que fabrica painéis luminosos, equipamentos para boliche e placares eletrônicos - inclusive, alguns instalados em estádios que sediaram a Copa do Mundo, no Brasil.

A SMDH também tem um contrato de desenvolvimento com a Mectron, que pertence ao grupo Odebrecht e que é voltada para a defesa aérea e naval, com projetos em mísseis, sistemas para aeronaves, submarinos e satélites. Por conta de um contrato de confidencialidade, a finalidade do projeto ainda não pode ser revelada.

Outra frente de trabalho é no espaço. A SMDH está desenvolvendo microcontroladores resistentes à radiação, que possam ser embarcados em satélites e em outros equipamentos que fiquem expostos à radiação solar. O primeiro desenvolvido está no cubesat projetado pelo Inpe e pela UFSM NanosatC-BR1, atualmente em órbita. A equipe da SMDH já está trabalhando no"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeito de Jaguari tem o mandato cassado

Próximo

Bancários entram em greve amanhã

Economia